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Instituto Severino Fabriani para crianças surdas
Pessoa Jurídica sem Fins Lucrativos
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Dados da Instituição Mantenedora:
Dados Cadastrais da Instituição Mantenedora:
Sigla/Denominação: Instituto Severino Fabriani para Crianças Surdas
CNPJ: 47461264/0001-06
Natureza Jurídica: Entidade Beneficente de Educação e Assistência Sócio Pastoral de Crianças Surdas
Endereço: Rua Odilon Chaves, nº 39, Jardim Nazaré - Itaim Paulista.
CEP: 08150-560
Cidade/Estado: São Paulo - SP
Telefone: 2035-1824/Fax: 2511-8628
Dados Regulamentares da Instituição Mantenedora:
O Instituto Severino Fabriani para Crianças Surdas, criado em outubro de 1981 pela Congregação Filhas da Providência Para Crianças Surdas, é uma Entidade Beneficente de Assistência Social e Educação (reconhecida pelo MEC – Port.334 de 04/10/10), Utilidade Publica Municipal (Dec. 26.592/88), Estadual (Lei 6.685, DOE 15/02/90) e Federal (DOU 08/08/94), CMDCA (reg. 0464/95, validade 21/05/15). O Instituto fundou e mantém a Escola de Educação Especial Severino Fabriani para Crianças Surdas (Autorização para Funcionamento Portaria do Diretor da DRECAP 02 de 24/11/1987, DOE 25/11/87), com atendimento gratuito para todos que nela se matricularem.
Representante legal da Instituição Mantenedora:
Nome da presidente: Johnny Atônio Lamberte
Carteira de Identidade: 21.618.712-6 SSP/SP
CPF: 146.205.238-01
Titulação: Ensino Superior Completo
Rua residencial: Dr. Miguel Guimarães, nº 115 A, Vila Taquari
CEP residencial: 08240-165
Cidade/Estado: São Paulo - SP
HISTÓRICO INSTITUCIONAL
O trabalho com crianças surdas teve início com o padre Severino Fabriani que nasceu na Itália no ano de 1792. Após sofrer com uma doença que o impossibilitou de se comunicar oralmente, Fabriani foi convidado a atuar na educação de crianças surdas. Para tal atendimento padre Severino Fabriani buscou instruções em instituições na Itália e na França.
Para atuar juntamente na Educação de crianças e jovens surdos naquela região de Modena, na Itália, padre Severino Fabriani fundou a Congregação Filhas da Providência para crianças surdas no ano de 1828.
Em 1976 três irmãs religiosas da Congregação vieram para São Paulo para a realização de trabalhos missionários. Após conhecerem um pouco da realidade local e encontrarem na periferia Leste da cidade de São Paulo crianças surdas que não frequentavam nenhuma escola e não recebiam atendimento educacional em nenhum ambiente, resolveram ofertar escolarização a estas crianças num salão paroquial de uma igreja católica.
No de 1981 a Congregação Filhas da Providência para crianças surdas fundou o Instituto Severino Fabriani para crianças surdas no bairro do Itaim Paulista, com o objetivo de ser um local de apoio às crianças surdas da região leste da cidade de São Paulo.
O Instituto Severino Fabriani fundou a Escola de Educação Especial Severino Fabriani para crianças surdas, inaugurada em 11 de agosto de 1984 na Rua Odilon Chaves, 39, no Jardim Nazaré, no Itaim Paulista na cidade de São Paulo, sendo esta reconhecida e autorizada a funcionar em 1987.
Desde então a escola oferta atendimento educacional na modalidade de Educação Especial da Educação Básica a alunos surdos.
Na atualidade a Escola de Educação Especial Severino Fabriani para crianças surdas tem em seu currículo educacional a Educação Bilíngue para educandos e educandas com surdez em conformidade com a Política Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva (Decreto nº 57.379/2016, Portaria nº 8.764/2016) e com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).
Para realização de seu trabalho o Instituto Severino Fabriani atualmente mantém:
- Parceria com a Secretaria Municipal de Educação;
E recebe algumas doações de pessoas físicas e celebra algumas atividades festivas (festas e bazares beneficentes) durante o ano com o objetivo de angariar fundos para subsidiar eventuais custos para: manutenção do prédio escolar e aquisição de materiais didáticos.
No ano de 2017 objetivemos uma doação da Associação dos Rotarianos para aquisição de materiais almofadados para o uso em atividades psicomotoras.
Também para manutenção da obra educacional o Instituto promove a campanha de apadrinhamento de alunos através do Projeto Amigos dos Surdos (P.A.S).
O Instituto Severino Fabriani já manteve parceria com entidades não governamentais, como:
- Spectrum Brands (Rayovac);
- Visteon Sistema Automotivo Ltda.
E também já manteve, até o ano de 2015, convênio com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo
Diagnóstico do público-alvo:
Tipo e Grau de surdez:
De acordo com o último diagnóstico realizado os alunos atendidos nesta unidade escolar estão assim classificados:
Todos os alunos com perda auditiva neurossensorial.
1% com perda de grau moderado.
14% com perda de grau severo.
45% com perda de grau profundo.
12% com perda severa em uma orelha e perda profunda na outra orelha.
Condições Comunicativas:
Após observações dos docentes fora constatado que:
Alunos que ingressam no maternal:
- Geralmente usam o apontamento para solicitar algo ou expressarem-se. Exceto filho de pais surdos.
- Com idade de dois anos ou inferior a esta apresentam agitação motora e dificuldade em estabelecer e manter o contato visual. E ainda não descobriram que as mãos servem para a comunicação.
Alunos que ingressam no Jardim e Pré:
- Sendo filhos de pais ouvintes não conhecem nenhum sinal em Libras, nem mesmo os sinais básicos: comer, dor, água, frio etc.
Alunos que ingressam no Ensino Fundamental com idade avançada:
- Oriundos do sistema de Inclusão apresentam conhecimento superficial de comunicação ou não tem conhecimento em Libras.
- Expressam-se minimamente demonstrando timidez.
Alunos que convivem com familiares que não adquiriram Libras:
- Expressam sinais isolados sem construção mental de estrutura frasal.
- Usam a Libras com conhecimento básico para expressarem-se.
Alguns alunos que além de ter conhecimento comunicativo em Libras também se expressam por meio da oralidade.
Estrutura familiar:
Muitos alunos são filhos de famílias em vulnerabilidade social como:
Pais desempregados;
Pais com renda informal;
Pais que tem como renda apenas os benefícios de Programas Governamentais;
Residentes em áreas de enchentes e/ou violência;
Residentes em áreas de difícil acesso;
Residentes em áreas sem o mínimo de infraestrutura de saneamento básico.
Procedência dos alunos:
A escola atende alunos originários do extremo Leste do Município de São Paulo, procedentes dos bairros de São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Guaianases, Cidade Tiradentes, Itaquera, São Mateus, Ermelino Matarazzo, Penha, Cangaíba, Aricanduva, Artur Alvim assistidos pela parceria em regime de colaboração com a SME.
E também alunos procedentes de outros municípios do Alto Tietê: Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes.
parecer.data-fundacao
calendar_today14/10/1981
painel-configuracoes.atuacao-projeto
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location_on
São Paulo - SP
gerenciar-propostas.filtrar.area-atuacao
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area.area_1
parecer.publico-alvo
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publico.publico_6